O que você tem feito com o seu tempo?
Todos nós fomos presenteados com 24 horas diárias. Ninguém tem mais, ninguém tem menos. Talvez por saberem que essas 24 horas são certas, algumas pessoas não dão nenhum valor a elas. Mas, se você quer ter sucesso, precisa saber valorizar seu tempo. Pense nessas 24 horas como algo extremamente precioso. Algo que deve dar apenas a quem realmente merece. Então, analise como as tem gasto. Lendo revista de fofoca? Assistindo um programa de tv que é apenas entretenimento? Jogando videogame? Acompanhando a vida alheia nas redes sociais? Depois você se pergunta porque "não tem tempo" e porque sua vida não vai pra frente.
Tempo você tem - todo mundo tem. Só falta entender o que tem feito com ele e descobrir como aproveitá-lo de maneira inteligente e construtiva. Aprenda uma coisa: em todo momento da sua vida, ou você está ganhando ou está perdendo. E não falo apenas de bens materiais, não. Ou você desenvolve ou atrofia. O que parece meio-termo é só aquele momento que você está atrofiando sem perceber.
Se você reclama, fofoca, se envolve em conversas inúteis ou negativas, está atrofiando. Está enchendo sua cabeça de abobrinhas que não o ajudaram em nenhuma área de sua vida. Para que gastar tempo assim?
O ser humana gasta sem perceber. Gasta tempo, gasta dinheiro, gasta saúde. Antes de pensar em alterar seu card´pio, em controlar seus gastos ou reorganizar seu tempo, você precisa entender o seu comportamento atual. Suas atitudes precisam sair do nível inconsciente, irracional e emocional e vir para o nível consciente.
Anote o que faz com seu tempo durante uma semana, para entender onde o está desperdiçando. Sempre que mudar de atividade ou que fizer uma pausa para outra coisa, marque o horário e o que começou a fazer. Retome o controle do seu tempo, entenda que você é responsável pelo que faz com cada minuto e com cada hora que você recebeu. Outra maneira de se tornar consciente é escolher em que vai usar seu tempo e seguir seu planejamento a risca. Pode ser trabalhoso fazer isso no começo, mas é libertador ter consciência do seu comportamento.
Pessoas de sucesso não se deixam levar pela correnteza, não permitem que os outros defina como o seu tempo será utilizado. Quando você está sempre disponível nas redes sociais e nos comunicadores instantâneos, está entregando aos outros o poder de definir como suas horas serão gastas. Você perde o controle. è como se saísse da cabine de comando e deixasse sua vida a deriva.
Quando valoriza o seu tempo, aprende a priorizar e a fazer primeiro as tarefas mais importantes. Se essas tarefa for concluída, seu nível de energia aumentará tanto que você não chegará no seu trabalho exausto.
Se você se sente sobrecarregado, possivelmente é porque tem deixado acumular trabalho. Seja na empresa, seja em casa, seja em qualquer área da sua vida. Tudo o que deixa acumular, forma uma pilha que, rapidamente, se transforma em uma montanha. Se cair em cima da sua cabeça, já era.
Não adianta ficar fazendo drama, reclamando e pensando que só as férias resolverão seu problema. É bem provável que você tenha tirado férias várias vezes e continue sobrecarregado. Férias não fazem milagres. Organização e disciplina fazem.
Poderá gostar também do artigo: Pare de reclamar
Comentários
Postar um comentário