Liderança e Motivação

O processo de liderança pode ser compreendido como a capacidade de influenciar ou incentivar pessoas ou grupos para que se sintam motivados a realizar determinada ação com o intuito de alcançar resultados específicos. Podemos afirmar que liderança e motivação são processos interligados.

É importante salientar que a motivação é específica dentro de um determinado contexto, ou seja, uma pessoa pode estar motivada para desempenhar alguma tarefa, como pintar um quadro, e nada motivada para ir a uma festa.

Com base nisso, podemos dizer que o papel do líder dentro das organizações é o de influenciar positivamente seus colaboradores, para que se sintam motivados para o trabalho.

Motivação é um estado psicológico de disposição, interesse ou vontade de perseguir ou realizar uma determinada meta. Por isso, dizer que uma pessoa está motivada para o trabalho é o mesmo que dizer que ela apresenta disposição favorável ou positiva para tanto.

A motivação para o trabalho pode decorrer de motivos internos ou externos. Nesse sentido, é fundamental que o lider conheça a fundo cada um de seus colaboradores, pois assim poderá analisar quais são os motivos internos e externos capazes de incentivá-los, de modo que sua equipe, além de alcançar um grau maior de satisfação no ambiente de trabalho, poderá conseguir melhores resultados.

O líder

É correto dizer que um líder bem sucedido é aquele que cativa seus funcionários, que é capaz de compartilhar, de ouvir, de fazer críticas construtivas quando necessário e de elogiar o processo e os resultados de um trabalho proveitoso.

Uma das fornas de pesquisa do processo de liderança é o estudo das personalidades do líderes. Existem determinados traços de personalidade que são bastante comuns entre os líderes, são eles: determinação, iniciativa nas relações pessoais, vontade de liderar e autoconfiança. Esses traços quando presentes no líder, acabam sendo elementos facilitadores do processo de liderança.

Os itens a seguir, se baseiam em resultados bastante positivos no processo de liderança.

Lidere pelo exemplo

É muito importante que o líder pratique o que solicita aos seus colaboradores. Sabe-se que um dos principais fatores de desmotivação de equipe é, justamente, perceber que há uma liderança que prega, mas que não executa.

Descentralize

Ao dividir as tarefas com seus subordinados, o líder, além de gerenciar melhor o seu tempo, acaba descobrindo novos talentos entre os seus colaboradores. Outro aspecto positivo é que o ato de delegar tarefas de responsabilidade reforça a auto-estima do grupo.

Valorize a criatividade

Atualmente, as transformações no universo organizacional têm ocorrido de forma bastante dinâmica. Esse fato, em algumas situações acaba estimulando a equipe a apresentar idéias criativas, a fim de solucionar possíveis conflitos. Cabe ao líder estimular a criatividade de sua equipe para que tal postura possa fazer parte da cultura da organização.

Seja Assertivo

Ser assertivo significa ter a capacidade de comunicar-se de maneira clara e objetiva, em vez de manifestar uma postura passiva e agressiva. Agir com assertividade possibilita que o líder desenvolva dentro da equipe um padrão de comunicação mais aberto, o que com certeza acaba propiciando a equipe um melhor rendimento, assim como possibilita um canal aberto entre líder e liderados.

Enfim, é importante que o líder desenvolva formas adequadas para coordenar sua equipe de trabalho, pois somente dessa forma ele poderá manter um ambiente de trabalho produtivo.

Leia Também



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...